SEGUIDORES

terça-feira, 31 de maio de 2011

Agenda da AAVBS para Semana do Meio Ambiente


Semana do Meio Ambiente em Santos, junto ao Semam:

Estaremos ministrando diversas oficinas do Projeto Recicla Baixada Santista no decorrer da semana em comemoração a Semana do Meio Ambiente em Santos, seguem elas:



Data:30/05
Horário: 11:00
Local: Praça Maúa
Evento: Exposição e apresentação do Projeto Recicla Baixada Santista
Artesãs: Vivianne e Tereza
Data:01/06
Horário: 14:00
Local: Praça do Sesc - Canal 6

Evento: Oficina de Reciclagem de Latinhas e Exposição do Material do Projeto Recicla Baixada Santista
(aula destinada aos alunos da SEDUC)
Artesãs: Natascha, Luciana, Vivianne e Tereza

Data:02/06
Horário: 10:00 e as 14:00
Local: Praça das Bandeiras - Gonzaga

Evento: Oficina de Reciclagem de Latinhas
(aula destinada aos alunos da SEDUC)
Artesãs: Vivianne e Tereza
Data:04/06
Horário: à Definir - Serão 3 Oficinas
Local: Parque Continental

Evento: Oficina de Reciclagem
Data:05/06
Horário: à Definir - Serão 3 Oficinas
Local: Emissário Submarino

Evento: Oficina de Reciclagem
Artesãs: Gica, Luciene e Luciana

 Com a importância da reciclagem cada vez mais vista pela sociedade, a AAVABS tem diversos projetos sociais com reciclados, tendo como carro chefe o Recicla Baixada Santista provendo artesãs e cada vez mais a ensinando e apresentando a infinidade de possibilidades e principais benefícios trazido com a reciclagem, por sabermos da importância que hoje é dada pela empresas principalmente da Baixada Santista, nos empenhamos á levar o nosso Projeto para todos.

Aguardem a Agenda para a próxima Semana!

Sacolas plásticas X meio ambiente





As sacolas plásticas ou saquinhos de supermercado são uma "praga" moderna que deve ser aos poucos abandonada por todos nós. Saiba mais sobre seus malefícios e como eliminá-la de sua vida
 
A maioria das invenções estão diretamente relacionadas com nosso conforto e praticidade, porém muitas delas são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda de seu impacto, principalmente ambiental. A regra é o lucro imediato. Este é o caso das sacolas plásticas ou "saquinhos de supermercado". Que nos últimos tempos ela virou uma "praga" ninguém pode negar. Uma praga digo no sentido de que qualquer coisa que compramos, até mesmo uma cartela com 4 comprimidos, é embalada nela.

Origem
Sua invenção data de 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Apesar de antiga a invenção veio explodir no Brasil a partir da década de 80, contribuindo para a filosofia do "tudo descartável". Mas agora sabemos (e os Europeus já sabem há um bom tempo) que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente e apenas agora nos demos conta disto, bem como várias outras coisas que antes utilizávamos sem nenhum peso na consciência.

Motivos de sobra para abandoná-la
Mas porque ele é assim tão prejudicial para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma toneada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os degetos resultantes.
Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.
Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde.

O que fazer então?
A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total. Nós aqui do Ser Melhor já temos a nossa!
Seguem algumas dicas de como começar a diminuir o uso das sacolas descartáveis:
  • Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinhos;
  • As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
  • Se a quantidade de compras seja muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
  • Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;
  • Cuidado com as sacolas Oxibiodegradáveis. Apesar delas se "desfazerem" no ambiente, diferentemente de uma sacola biodegradável, que é consumida por microorganismos, a sacolas Oxidegradáveis se utilizam de componentes químicos nocivos para decompô-la, continuando a poluir o ambiente, apenas não serão visíveis aos nossos olhos (para mais detalhes consultehttp://www.ambiente.sp.gov.br/artigos/270707%5Fengodo%5Fplastificado.htm);
  • De preferência pelos sacos de papel;
  • Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo. Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos a toa;
  • Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.
Movimentações em torno do tema
Na Europa os costumes já começam a mudar. Na Alemanha se você não levar sua própria sacola ao supermercado tem que pagar um preço salgado por cada saquinho que utiliza, além de outras medidas adotadas pelo governo. A Irlanda segue o mesmo caminho e na Inglaterra redes de supermercados já oferecem saquinhos totalmente biodegradáveis.
No estado de São Paulo, o governo e entidades já estão se movimentando para reduzir o número de sacolas plásticas, incentivando com campanhas de esclarecimento a população, visando utilizar suas próprias sacolas para fazer as compras.
Mas sei que é difícil desvenciliar-se de um costume, de algo tão prático quanto as sacolinhas plásticas, porém temos que começar algum dia. Que tal hoje!?


Referência: Maurício Waldman Dan Schneider, Guia ecológico doméstico, Editora Contexto

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Comemoração da Semana do Meio Ambiente - Santos

Exposição da AAVABS na Praça Maúa, junto a SEMAM em comemoração a Semana do Meio Ambiente, apresentando á população a Arte nascendo do material reciclado, mostrndo a importancia da concientização e do aproveitamento do Lixo Limpo!
 

Latas, Vidros e PET´s Reciclados

Latas, Vidros, PET´s, Embalagens de leite Reciclados

Latas, Vidros, Papelão, Coador de Café, Embalgens de Leite, Bandejas de Supermercado e PET´s Reciclados

Pote de Sorvete Reciclados

Garrafas, Vidros, Papelão, Coador de Café, Embalgens de Leite e Bandejas de Supermercado Reciclados

Nossa Presidente e Artesã Têre


Semana do Meio Ambiente - Santos



Conscientizar a população e ampliar as ações ambientais para melhorar a qualidade de vida dos santistas e preservar o meio ambiente. Com este objetivo foi aberta ontem (dia 30) a programação do Mês do Meio Ambiente, que vai até o final de junho. Um dos destaques será a instalação de mais de 100 novas lixeiras na orla, confeccionadas pela Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). 

O evento, aberto na Praça Mauá, Centro Histórico, concentrou projetos de conscientização ecológica desenvolvidos por organizações governamentais e não governamentais. Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, que participou do início das atividades, a proposta é mobilizar ainda mais a população para as questões ambientais. "O santista possui bom nível de conscientização, e podemos avançar. O poder público deve liderar esse processo, sendo fundamental a consciência de cada indivíduo". Durante uma roda de conversa no local, Papa debateu com representantes da comunidade iniciativas relacionadas ao tema ambiental. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Fábio Nunes, a cidade vem melhorando os índices ambientais, com ampliação da área verde e da coleta de lixo reciclável. "As ciclovias nas avenidas Ana Costa e Pinheiro Machado possuem mais 15 mil m² de verde; e ano a ano cresce a coleta seletiva". Em média, Santos separa 400 toneladas de lixo reciclável por mês.

Entre as ações ecológicas, técnicos do Aquário Municipal mostram como o descarte de lixo na praia prejudica os animais marinhos e o meio ambiente. Garrafas pet e plástico, por exemplo, levam 450 anos até a decomposição completa. Esse material também pode asfixiar e provocar a morte de animais marinhos. 

A ONG Limpet Valongo dá exemplo de como aproveitar as garrafas pet para a produção de vassouras com cerdas de plástico. A Associação dos Artesãos Vivendo de Arte da Baixada Santista transforma embalagens de papelão, papel e plástico em artesanato e ensina o reaproveitamento do lixo a comunidades carentes.

Durante o mês estão previstas atividades no Aquário (Ponta da Praia), Jardim Botânico Chico Mendes (Zona Noroeste), Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), Sesc (Aparecida), Senac (Vila Nova), Praça Mauá e orla. O programa comemorativo é coordenado pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente) e tem patrocínio da Libra, Sesi, Objetivo, Sabesp, Transbrasa, Resan e Associação das Empresas Saneadoras da Baixada Santista. 


Programação
Nesta terça-feira (31), a programação segue com o curso Passarinhar, das 9h às 11h, no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/n°). Haverá também a palestra Animais do Aquário e o Lixo no Oceano, na escola Maria Luiza Alonso Silva (Praça Eng° José Rebouças s/n°), às 9h, 14h e 15h.

Também no Botânico, às 14h, começa a atividade Horta Ecológica. A Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, vai concentrar das 14h às 17h a exposição 'Conservação Ambiental e Ecopercepção', com coleta de resíduos especiais e exposição de ecoprodutos. No mesmo local, às 15h, começa a Trilha do Boi Morto, na Nova Cintra. A programação é aberta ao público.

Programação Completa da Semana do Meio Ambiente em Santos no site: 

domingo, 29 de maio de 2011

Parceiria de Sucesso - Condor e AAVABS



SOBRE A CONDOR
A Condor há 80 anos fabrica produtos que interagem na rotina de milhões de brasileiros e estrangeiros. Seja na hora da higiene bucal, de pentear os cabelos, de fazer uma limpeza, de pintar as paredes ou de criar um belo quadro. Em casa, na escola, no lazer e no trabalho. A Condor está presente no dia a dia das pessoas, proporcionando maior qualidade, praticidade e bom gosto.
Uma história que reúne tradição e modernidade, seriedade e ousadia, solidez e constante renovação. Neste tempo todo, a Condor passou por importantes transformações. Diversificou produtos, investiu em alta tecnologia, multiplicou seu patrimônio humano, expandiu mercados. Tudo para oferecer a seus clientes e consumidores produtos e serviços que não só atendam às suas necessidades, mas que superem as expectativas, contribuindo para uma vida melhor.
Hoje, a marca Condor está presente em mais de 30 países, milhares de pontos de venda, milhões de lares e na vida de uma infinidade de pessoas.
Pessoal do Marketing, obigada pela confiança e  credibilidade dada a AAVABS, nos comprometemos a honrar essa parceria!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Oficina - Pulvitec

Oficina Adiada, Prevista para Julho/2011

Mais uma oficina sendo trazida à todos associados, dessa vez é oficina com produtos da Pulvitec com a Artesã Luciana França, representante da Pulvitec na área artesanal.
A oficina será realizada com diversas técnicas de artesanato, e todo o material utilizado em aula será fornecido pela Pulvitec, teremos diversos sorteios e brindes.
Aguardamos todos, não percam mais essa oportunidade que AAVABS estão trazendo à vocês associados, toda arte consiste em qualidade e perfeição e para isso nada melhor do que conhecimento e oportunidades!


Data: 10/06/2011
Horário: das 14:00 as 18:00

Local: Informações com a Vivianne – (013) 3203-6473
Taxa de Inscrição de R$ 5,00 (que será destinado ao custo do local onde será realizado a oficina).
Vagas limitadas à 30 Artesãs Associadas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Apoio Conquistado - Tigre e AAVABS



Mais uma conquista à AAVABS, a Tigre Pinctore nos enviou esse material de Apoio para as nossas Artesãs que estarão expondo na Mega, todas ficaram felicíssimas em receber essa colaboração, que será de muito útil e necessário para a confecção das peças para a Mega Artesanal.
Obrigado Pessoal do Marketing da Tigre por apoiarem as nossas Artesãs!

domingo, 22 de maio de 2011

Mais sobre a Pulvitec

Depois da apresentação da Pulvitec você deve estar se perguntando, o que tem haver uma empresa destinada a produzir produtos para construção Civil com o Artesanato, com a AAVABS e com você?
Tem tudo, apesar do ramo da
Pulvitec ser o de Construção Civil, a Pulvitec tem qualidade e disposição para suprir muitas das nossas necessidades de artesã, como Cola pra Biscuit, Cola Banca, Cola Instantânea, Silicone entre outros produtos que são necessários para diversas técnicas artesanais, conheça mais sobre a Pulvitec no site: http://pulvitec.com.br/br/default.asp


Estaremos sempre trazendo à vocês dicas e sugestões sobre diversos produtos da Pulvitec

LinkHoje apresentaremos a Cola Polyfort Biscuit, o diferencial desse produto é que ele já vem com anti mofo e o único material necessário a se adicionar é o amido de milho para fazer a massa de biscuit.


Segue abaixo uma receita básica de Massa para Biscuit:

Para cada xícara de cola usar a mesma medida de amido de milho, mexer e levar pra cozer.

Obs.: Não precisa de creme pra sovar , nem vinagre , nem estearina , nem óleo, nem vaselina, nada além da Cola e do Amido de Milho.

Segue abaixo a Mascote da Pulvitec a Pulviteca, criada pela nossa Artesã Luciana França.





Em breve traremos diversos Passo a Passo para todos apreciarem e aprenderem com a nossas Artesãs.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Workshop para Associadas

Artesãs Associadas:


A AAVABS está sendo procurando trazer novidades e Benefícios para todas associadas, para isso estaremos realizando junto a Mural um Maravilhoso Workshop com diversas Técnicas desenvolvidas com produtos da Mural.
Não deixe de participar, conhecimento e atualização é algo muito importante para todas nós artesãs, além do aprendizado proporcionado pela Mural, esse workshop está destinado ao profissionalizar nossas artesãs.
O curso será dividido de duas etapas, a primeira na parte da manhã com a apresentação dos produtos e o desenvolvimento das técnicas pelos professores da Mural e a segunda etapa no período da tarde com aplicação do conteúdo apresentado pela Mural na confecção de peças por nossas artesãs, o curso terá certificado e todo o Material para pintura (como tintas e aplicações) será fornecido pela Mural, a artesã deverá levar a sua peça crua em MDF e o custo da Inscrição de R$ 5,00 (que será destinado ao custo do local onde será realizado o workshop). Associadas, não deixem de participar, será um conteúdo ótimo para a sua profissão, vagas limitadas à 30 Artesãs Associadas.

Data: 17/06/2011
Horário: das 10:00 as 18:00
Local: Informações com a Vivianne – (013) 3203-6473
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...