SEGUIDORES

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente - Santos



Conscientizar a população e ampliar as ações ambientais para melhorar a qualidade de vida dos santistas e preservar o meio ambiente. Com este objetivo foi aberta ontem (dia 30) a programação do Mês do Meio Ambiente, que vai até o final de junho. Um dos destaques será a instalação de mais de 100 novas lixeiras na orla, confeccionadas pela Seserp (Secretaria de Serviços Públicos). 

O evento, aberto na Praça Mauá, Centro Histórico, concentrou projetos de conscientização ecológica desenvolvidos por organizações governamentais e não governamentais. Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, que participou do início das atividades, a proposta é mobilizar ainda mais a população para as questões ambientais. "O santista possui bom nível de conscientização, e podemos avançar. O poder público deve liderar esse processo, sendo fundamental a consciência de cada indivíduo". Durante uma roda de conversa no local, Papa debateu com representantes da comunidade iniciativas relacionadas ao tema ambiental. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Fábio Nunes, a cidade vem melhorando os índices ambientais, com ampliação da área verde e da coleta de lixo reciclável. "As ciclovias nas avenidas Ana Costa e Pinheiro Machado possuem mais 15 mil m² de verde; e ano a ano cresce a coleta seletiva". Em média, Santos separa 400 toneladas de lixo reciclável por mês.

Entre as ações ecológicas, técnicos do Aquário Municipal mostram como o descarte de lixo na praia prejudica os animais marinhos e o meio ambiente. Garrafas pet e plástico, por exemplo, levam 450 anos até a decomposição completa. Esse material também pode asfixiar e provocar a morte de animais marinhos. 

A ONG Limpet Valongo dá exemplo de como aproveitar as garrafas pet para a produção de vassouras com cerdas de plástico. A Associação dos Artesãos Vivendo de Arte da Baixada Santista transforma embalagens de papelão, papel e plástico em artesanato e ensina o reaproveitamento do lixo a comunidades carentes.

Durante o mês estão previstas atividades no Aquário (Ponta da Praia), Jardim Botânico Chico Mendes (Zona Noroeste), Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), Sesc (Aparecida), Senac (Vila Nova), Praça Mauá e orla. O programa comemorativo é coordenado pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente) e tem patrocínio da Libra, Sesi, Objetivo, Sabesp, Transbrasa, Resan e Associação das Empresas Saneadoras da Baixada Santista. 


Programação
Nesta terça-feira (31), a programação segue com o curso Passarinhar, das 9h às 11h, no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/n°). Haverá também a palestra Animais do Aquário e o Lixo no Oceano, na escola Maria Luiza Alonso Silva (Praça Eng° José Rebouças s/n°), às 9h, 14h e 15h.

Também no Botânico, às 14h, começa a atividade Horta Ecológica. A Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, vai concentrar das 14h às 17h a exposição 'Conservação Ambiental e Ecopercepção', com coleta de resíduos especiais e exposição de ecoprodutos. No mesmo local, às 15h, começa a Trilha do Boi Morto, na Nova Cintra. A programação é aberta ao público.

Programação Completa da Semana do Meio Ambiente em Santos no site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...