SEGUIDORES

terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto AAVABS - Valorização da Mulher

O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
As desvantagens das mulheres no mundo do trabalho e na sociedade em geral são um desses problemas globalizados. E justamente por isso ele se tornou uma das Metas do Milênio, um conjunto de oito grandes objetivos a ser atingidos pelas nações até 2015.
A realização das Metas do Milênio requer um grande esforço coordenado de todos — dos governos, das várias agências das Nações Unidas, das organizações da sociedade civil e das empresas. Ao mesmo tempo, elas próprias representam um fator de mobilização e de harmonização de esforços.

A Globalização, a Crise Econômica e o Empobrecimento das Brasileiras

Se o processo de globalização criou ótimas oportunidades para muitas mulheres participarem da economia de mercado, também contribuiu para o aumento da desigualdade de gênero tanto no interior das sociedades quanto entre diferentes sociedades. Para os grupos socialmente mais vulneráveis, principalmente as mulheres pobres, a globalização tem sido particularmente desfavorável.
No mundo inteiro, o empobrecimento das mulheres cresce a um ritmo maior do que o do aumento da pobreza. O risco de empobrecer também é maior entre as mulheres pela perda do cônjuge, por viuvez ou abandono, e pelo menor acesso aos sistemas previdenciários. Estes, além de não reconhecerem o trabalho realizado para a manutenção da família, baseiam seus benefícios no tempo e na constância da contribuição. No entanto, muitas mulheres, principalmente as mais pobres e com menor qualificação, não conseguem manter vínculos de trabalho duradouros, realizando várias entradas e saídas no sistema. Com isso, têm grandes dificuldades para se beneficiar dos recursos previdenciários.



QUEM SOMOS:

AAVABS (Associação dos Artesãos Vivendo da Arte da Baixada Santista), regularizada formalmente em 2009, após 05 anos de trabalhos voluntários voltados a capacitação de mulheres, (de todas as idades), em várias técnicas artesanais.
Ainda NÃO temos sede própria (nos reunimos nas casas das associadas ou em salões e clubes cedidos por simpatizantes, e ainda NÃO recebemos nenhum tipo de ajuda financeira pública ou privada;
A sustentabilidade do projeto vem de contribuições voluntárias de suas associadas ou através de Oficinas e Exposições realizadas em algumas empresas.

Desde 2009, usamos a Internet para fazer convocações de Reuniões, Eventos e trocar informações diárias entre as associadas; por este motivo as mesmas, (p/ não ficarem por fora de nada), sentem a necessidade de aprender a utilizar o Computador, a Internet e os seus recursos, propiciando assim uma forma de INCLUSÃO DIGITAL. Por esse motivo já estamos buscando parcerias p/ conseguir uma sede fixa e montar um TELECENTRO.

Além das oficinas de capacitação, realizamos Feiras e Exposições, na intenção de que as alunas vendam as peças produzidas e consigam uma nova geração de renda.

NOSSA HISTÓRIA:
O Trabalho foi iniciado em 2004, denominado como Grupo VIVENDO DA ARTE, (um projeto social independente idealizado por Vivianne Mulero, que sozinha, levava aulas voluntárias gerando renda p/ população carente, com seus recursos próprios).
Em 2009, Carla Gomes Nascimento (prima de Vivianne), sentiu necessidade de aperfeiçoar seus conhecimentos artesanais e trocar experiências com outras artesãs; A Internet e as Redes sociais foram as ferramentas escolhidas para a conquista de seus objetivos. Através de uma comunidade criada por ela no Orkut, conseguiu em pouco tempo reunir quase 500 mulheres com os mesmos objetivos. Quando na Internet mencionou o belo trabalho que sua prima realizava incansavelmente, sem nenhum tipo de apoio há 05 anos, conseguiu sensibilizar várias mulheres que aderiram voluntariamente esta causa.
Devido ao grande numero de mulheres unidas em prol de um bem comum, houve a necessidade de uma formalização desse grupo. Então em setembro de 2009 nascia a AAVABS.



NOSSA VISÃO e MISSÃO:
Hoje todas nós nos sentimos realizadas não só profissionalmente, mas também moralmente, pois podemos prestar um serviço voluntário que muito nos satisfaz e fortalece, toda vez que vemos uma senhora, uma jovem ou uma dona de casa sem renda, criar, produzir e vender sua peça, podendo muitas vezes obter renda sem ter tido nenhum custo, pois temos também as OFICINAS DE ARTESANATO RECICLADO, (contribuindo com a SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL), onde são criadas peças utilitárias através da REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – A INTENÇÃO É FOMENTAR NA MENTE DAS MULHERES O PODER CRIATIVO ATRAVÉS DOS 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Fora a satisfação de ver a GERAÇÃO DE RENDA propiciada pela nossa iniciativa, existe p/ nós uma imensa felicidade quando vemos MULHERES saindo dos seus "CASULOS", onde viviam com DEPRESSÃO, ENFERMIDADES, VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, BAIXO ESTIMA E TANTAS OUTRAS "DOENÇAS DA ALMA".

RECONHECIMENTO:
* Março/ 2010 - Prêmio CONEXÃO CULTURA 2010 - 3o.lugar / Categoria Minha História Privada - (TV CULTURA/ Fundação PADRE ANCHIETA)
* Maio/2010 - As 27 personalidades que você precisa conhecer na Rede. (Matéria Especial na REVISTA ÉPOCA - Ed. 628)

EVENTOS/ REALIZAÇÕES:
1) Participamos da 28a. Encenação da Fundação da Cidade de São Vicente, com público de 8 mil pessoas por noite;
2) Fomos convidadas para fazer parte da I SEMANA DA MULHER EMPREENDEDORA da Cidade de São Vicente;
3) Participamos da VIRADA CULTURAL 2010 e de outros eventos de menor porte, mais de igual importância para cada uma de nós;
4) Grandes empresas tem contratado nossas Oficinas p/ desenvolver um trabalho social junto aos seus funcionários ou a comunidade (Esse trabalho nos ajuda manter as oficinas voluntárias que fazemos em bairros carentes);
5) Promovemos excursões p/ Intercâmbio entre os artesãos de outras cidades, onde trocamos técnicas e experiências.
6) Em Dez/2009 – Promovemos a I MegARTES- Feira de Natal.
7) Mensalmente reunimos as mulheres p/ reuniões e confraternizações.





AAVABS e O PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA MULHER:
É um projeto voltado para a mulher, protagonista dentro dos lares e, portanto, a
maior multiplicadora da educação e do bem-estar na família e na comunidade.
Levamos esse projeto pronto para as empresas, mas o foco para o direcionamento das ações de responsabilidade social da organização pode variar para os vetores:
- “Comunidades” – Voltado para as mulheres que residam nas adjacências da empresa,
- “Colaboradores” - Voltado para as mulheres que trabalham na empresa, e/ou seus dependentes.
Sugerimos para a organização um espaço de educação e capacitação para geração de trabalho e renda que promova a cidadania da mulher por meio da melhoria da qualidade de vida e da mudança nas relações de gênero.
Esses espaços receberiam mulheres todos os meses para participar de seus programas de geração de trabalho e renda, arte e cultura, corpo e mente e inclusão digital. Seriam promovidas Oficinas de Pintura em tecido, Pintura em madeira, Biscuit, Bordado, Crochê, Culinária, Artesanato Reciclado, Informática e Internet, entre outras.
As oficinas e os acompanhamentos dos grupos serão realizados por professores especialmente capacitados para essas tarefas.
Durante o processo, as mulheres são convidadas a participar de palestras sobre gênero, empreendedorismo popular e associativismo.
O Projeto prevê futuramente a criação de uma incubadora de cooperativas populares nas áreas de:
- Confecção de ECO BAGS (Bolsas e Sacolas Ecológicas) produzidas com a reutilização de Banners e Material Plástico/ PVC Publicitário da Empresa;
- Criação de Cestas, Bijuterias e outros utilitários com resíduos de: papel/ papelão, jornal/ revistas publicitárias e cartões magnéticos descartados.
- Lavanderia,
- Corte e Costura.
O Objetivo da incubadora de cooperativas populares é que a Mulher aos poucos, desenvolvendo esses pequenos trabalhos, possa adquirir experiência. Antes de iniciar o seu próprio negócio. Além do que, através de cooperativas, são maiores as chances dos resultados desses trabalhos se tornarem visíveis.
Depois de capacitada e com certa experiência, a Mulher que participa dessas atividades, tende a montar o seu próprio negócio ou a se integrar a cooperativas de produção já existentes em sua cidade.





SUGESTÕES DE NOMES E FRASES P/ A CAMPANHA E O PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA MULHER DA RENNER:
Além da geração de renda, esse projeto gera na mulher, IDÉIAS, CRIATIVIDADE, ÂNIMO, LUZ, ENERGIA... UMA “INJEÇÃO” DE ENERGIA...
PORTANTO:
1) RENNERGIA (Renner+Energia)
2) RENNERGIZANDO (Renner+Energizando)
3) RENNERGIZAÇÃO (Renner+Energia+Ação)
4) RENNERGIZADA (Renner+Energizanda)

5) Aqui me RENNERGIZO
6) Tá Precisando de uma RENNERGIZAÇÃO?
7) RENNERGIZANDO a Mulher
8) Estou RENNERGIZADA
9) Sou Mulher RENNERGIZADA


http://www.youtube.com/watch?v=MEh36I-Rnrg&feature=player_embedded
Concurso que participamos pela TV Cultura.


CONTATOS:
CARLA GOMES NASCIMENTO
Vice-presidente AAVABS
(13) 3022-4063, 9113-8313, 3463-5177

VIVIANNE MULERO
Presidente AAVABS
(13) 3203-6473, 9126-3888
Aavabs.blogspot.com

2 comentários:

  1. Carla/Vivianne, bom dia! primeiramente PARABENS pela iniciativa, desejo muito sucesso,sempre! Estou fazendo contato, pois sou gestora cultural aqui em Santos e estou inserindo projetos teatrais na Lei Rouanet. Como ação de sustentabilidade, gostaria de inserir no projeto a fabricção de suvenirs (cadernos customizados, bolsas, bonecos do tipo "mascote" imitando os personagens, etc). Não sei se vocês têm atualmente a produção de itens asrtesanais, mas se tiver, gostaria de conhece-los e inseri-los no orçamento do projeto. Meu e-mail é noa@marchese.com.br fico no aguardo de um contato. Obrigada! Noa Marchese

    ResponderExcluir
  2. Carla/Viviane
    Parabéns e muito sucesso, sempre!
    Já sou seguidora do blog e gostaria de saber como fazer parte da associação. Adoro artesanato e atualmente estou trabalhando com mosaicos e restauração de móveis, reciclagem também é um assunto que muito me interessa.
    Se tiverem um tempinho, façam uma visitinha ao meu blog e conheçam meus trabalhos. Vou adorar recebê-las. Aguardo retorno.
    Bjks
    Lenita Abreu
    http://lennitaa.blogspot.com
    email: lennita_a@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...